quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pesquisa aponta que escolas são ambientes hostis a homossexuais

Uma pesquisa sobre homofobia nas escolas aponta despreparo dosprofessores para lidar com um tema presente no dia a dia dos estudantes. A escola dificulta que o aluno assuma suaposição homossexual e o conhecimento sobre a existência da homofobia no ambiente escolar é maior entre alunos do que entre professores.
A pesquisa foi realizada com recursos doMinistério da Educação (MEC) e apresentada nesta terça-feira (23) durante o seminário "Escola sem Homofobia", promovido pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.
O levantamento foi feito em 11 capitais do País e mais de 1,4 mil pessoas foram entrevistadas, entre alunosprofessoresdiretores de escolagestores de secretarias de ensino e outros profissionais do setor, como merendeiros, por exemplo. O estudo foi feito entre abril e setembro deste ano, em quatro escolas de cada cidade, sempre com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Um dos problemas identificados pela pesquisa é que a educação sexual não é uma disciplina aplicada de forma sistemática.
Além da falta de preparo, os professores também alegam falta de tempo e até de interesse sobre o assunto. A grade curricular também limitaria a abordagem de temas ligados à homossexualidade. As conseqüências para o jovem homossexual, ao não encontrar um ambiente amigável na escola seriam tristeza, depressão, baixa autoestima, evasão e violência, aponta o estudo.

Fonte: Folha Online

Um comentário:

  1. Oi Vera - manda pra gente a referência dessa pesquisa!! Sou da ABRAMD Educação e além diso trabalho com professores e o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente e precisamos pensar nessa questão. Beijão

    ResponderExcluir