MINHA FAMILIA ONTEM, HOJE, AMANHA
Qual seria a familia ou a configuração familiar que um homem que se assume homossexual busca para si? A FAMILIA QUE EU QUERO TER é fruto do que eu fiz ontem, do que faço hoje e do planejamento de meu amanhã!
Os homens de nosso grupo estão inseridos, ou se inserindo, num modelo de FAMILIA HOMOAFETIVA, não mais aquela tradicional, nuclear, mas aquela que ele está caminhando para ter, construindo, delineando, desejando ter.
Muitos homens e pais que se assumiram mais tardiamente, depois de já ter constituido sua propria familia encontram maiores desafios nesse processo transformador.
Outros homens que se identificam como homossexuais, que já se aceitaram e se assumiram, tambem entendem que estão constituindo sua familia, porque planejam estar com um companheiro e ter filhos (adotando).
Embora o termo familia pssa abarcar pessoas sem filhos que se consideram como tal porque têm entre si vinculos, parcerias, projetos e apoio mutuo os homens e pais de nosso grupo valorizam sobremaneira a paternidade e os filhos que tiveram ou que ainda pretendem ter.
Definindo familia o grupo entende que é uma estrutura. São várias pessoas que se amam e que na maioria das vezes vivem num mesmo teto, ou dependendo da idade estão junto, unidos porem não mais vivendo junto. Conjunto de pessoas unidas vivendo suas verdades. A familia promove laços de afeto, formação educacional, é base para sociedade. O conceito vem mudando, são pessoas não necessáriamente com laços consanguineos, ou com contrato, mas com vínculos de afeto. Familia é dada, imposta, não é escolhida. Casal com filhos, com projetos juntos, partilhando juntos experiências. É uma construção, vem-se numa formatação e vive-se o que se pode.
MINHA FAMILIA ONTEM
Voltando no tempo o grupo trouxe a configuração e as principais emoções da familia na qual se inseriam há cerca de dez anos:
A CONSTITUIÇÃO da familia que consideravam sua e na qual se inseriamé de modelo nuclear da familia constituida ou nuclear da familia de origem. Uma minoria refere que viveu numa configuração de familia divorciada, monoparental e de segunda união.
Os SENTIMENTOS E EMOÇÕES que estão associados àquela epoca são bem diversos: carinhosa, preconceituosa, amor, tradicional; amor, união; amor protocolar, incompleta, ausente, sem sentido de vida; feliz, esforço, trabalho e projetos conjuntos, casal perfeito; união, amor, sonhos, conflitos, "vontades"; verdadeira, amorosa, provedora, brigas: perfeita, exemplar, provedora, controladora, castradora; divertida, unida, completa, sonhadora; bem margarina, plastica, feliz na sua formatação.
Em geral os sentimentos que permeavam aquela familia de ontem é positivo, de amor, embora vislumbra-se a repressão da homossexualidade. A familia não era homoafetiva, a maioria não se reconhecia homossexual, mas sentia uma incompletude, uma insatisfação, apesar da aparente normalidade. Aqueles que já se reconheciam diferentes dos heterossexuais não conviviam harmoniosamente num ambiente que os aceitassem integralmente, o que também gerava intranquilidade. Apenas um integrante, já assumido e revelado naquela época, tras um sentimento pleno de que tudo era "bacana", que a familia era otima.
MINHA FAMILIA HOJE
Quem são as pessoas que hoje constituem o que considero minha família; como definir melhor com aspectos positivos e negativos meus sentimentos com relação a minha vida, com relação à essa minha familia.
O grupo vive hoje numa constituição familiar diferente, com membros de sua familia familia de origem e outras pessoas que são caras e importantes além dos filhos, como seus companheiros ou integrantes da união homoafetiva constituida, como sogros. Para alguns houve uma redução no numero de integrantes com a separação, mas que pode ser compensada com a nova parceria amorosa homoafetiva.
SENTIMENTOS EMOÇÕES encontrou o amor, segurança, cumplicidade, no relacionamento e na vida; amor, companheirismo, amizade, conquista; feliz, diálogo, verdadeira, enfrentam tudo abertamente; familia adulta, individualista, abalada, avaliando se precisa reconstruir, reformar; não é mais o porto seguro, está me matando; medo de ser só, distancia, preocupações, relacionamento incompleto; verdadeira, acolhedora, amorosa; paz, amorosa, respeitosa; adaptação, possibilidades, afeto, união, admiração, mudança; fase individualista, pleno, integro completo, encaixado, felicidade simples, descobrimento
Hoje a dificuldade para alguns pais é a distancia ou a falta de filhos para dar sentido na vida.Muitos estão num movimento continuo e intenso para administrar a reforma na nova familia. A distancia dos filhos, pode promover, por um momento, uma vida com excesso de individualismo e egoismo. Muitos vivem com ansiedade o momento de reconstrução e reintegração. Não é facil atravessar o turbilhão de mudanças, se fortalecer e inaugurar uma outra maneira de estar em familia.
As diferenças entre os pontos positivos e negativos da nova familia HOJE - que para este grupo está se configurando como uma familia homoafetiva - diz respeito à proximidade e presença dos filhos e ao fato do homem viver ou não mais abertamente, de forma mais transparente sua homoafetividade, junto à familia de origem ou à familia extensa. E no caso dos que são pais, principalmente, junto à sua familia constituida e para a maioria, divorciada. Encontrar o relacionamento ou par amoroso tras sentido novo à vida. Ainda mais se nesse outro momento a união é confluente, porque desta vez coerente com o desejo homoerótico que pode ser aceito sem culpa. Embora também traga desafios grandiosos quando aquilo que se denomina familia divorciada com novas uniões emerge. Viver sua verdade, a nova realidade (se aceitar e se assumir) tras sentimento de completude, pertencimento e plenitude de vida. A dificuldade de integrar os aspectos homoafetivos pode engendrar afastamento e isolamento, além do distanciado de uma rotina familiar desejada.
MINHA FAMILIA AMANHÃ
A familia que é o projeto de vida do amanhã contempla mudanças para que a hmoafetividade, a homossexualidade, seja uma verdade não mais um segredo que envergonha.
Os SENTIMENTOS e EMOÇÕES associados a essa futura familia são: - amor, cumplicidade, responsabilidade; amor, filhos, familia ampliada, novas amizades, desafios; propósito na jornada, amor verdadeiro, verdade individual; unida, verdadeira, de diálogo, feliz; vida "perfeita", companheirismo, trabalho mais leve; amor, harmonia, aceitação, convivência; independente, livre, sem culpa; possibilidades, afeto, admiração, novos cenários, união.
O modelo que emerge para este grupo, na chamada "família perfeita" homoafetiva é o de familia extensa, com o par conjugal e os filhos desse par, sejam estes oriundos do divórcio, ou adotados. Busca-se uma convivência harmoniosa com a familia constituida, todos da familia de origem integrados à nova familia homoafetiva formada. É uma abertura de novas possibilidades, novos cenários. Esse formato é excessão para um integrante, que hoje vive uma intensa transição e insatisfação quanto ao seu lugar na familia constituida; ele vê no amanhã solitário uma saída para sua liberdade.
Não encerramos ou esgotamos o assunto sobre "minha familia amanhã" e como fazer para chegar lá . Essa discussão apenas começou...Pretendemos em outros encontros aprofundar esse tema! E para esse novo tema muitos outros de voces estão convidados a participar, até mesmo por aqui.
Março 2017